sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Porta dos Fundos: o humor na novíssima TV



      O surgimento de canais próprios para o Youtube é um fenômeno que deve ser ressaltado. Mesmo que os números de audiência de um vídeo da internet não sejam considerados expressivos para a televisão (1.200.000 de visualizações, por exemplo), as vantagens e liberdades de se produzir conteúdo para a web estão proporcionando sucesso para vários destes canais. Esse fenômeno já é considerado por especialistas como a “novíssima TV”.
Fundado em agosto de 2012 e já contabilizando mais de 210 milhões de visualizações, o canal do youtube Porta dos Fundos se destaca na internet. Fundado da parceria entre o site de humor Kibeloco e a produtora Fondo Filmes, o canal conta com novos tatentos do humor brasileiro, como Fábio Porchat, Gregório Duduvier e Antônio Tabet, mente por trás do site Kibeloco. Seus vídeos de comédia, em formato de esquetes humorísticas, fazem sucesso entre o público jovem, já cansado do velho estilo de humor presente na televisão. O canal também faz sucesso entre a crítica e vêm recebendo diversos elogios, tendo se tornado o primeiro canal online a vencer o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), concorrendo na categoria de TV, como melhor programa de humor. Este é um fato inédito no Brasil que demonstra como os canais do youtube podem estar se tornando a “novíssima TV”.
Em entrevista à revista Época, Fábio Porchat, sócio fundador do canal e comediante multimedial, com trabalhos também para a televisão, cinema e teatro, refuta a possibilidade do canal Porta dos Fundos migrar para a TV: “Todos os sócios vieram da televisão. Nós não estamos usando o Porta dos Fundos como trampolim para ir para a televisão. Ao contrário, nós viemos da TV. A gente vem da TV para ficar na internet.”  E reafirma a vontade de permanecer na internet: “A gente quer ficar na internet e acho que é a decisão certa, porque nós ganhamos ano passado o prêmio APCA de melhor programa de humor da TV e a gente está na internet.”

Fábio Porchat, roteirista e ator do Porta dos Fundos
 Um dos problemas enfrentados por quem decide seguir o ramo de produções próprias para a internet são as barreiras financeiras que surgem pela falta de patrocínio. As empresas ainda se arriscam pouco em patrociná-las por ainda não terem encontrado a melhor forma de estampar suas marcas nestas produções e obter share of mind. O canal Porta dos Fundos passou a gerar lucro depois que um de seus vídeos, que criticava o atendimento da rede de fastfood Spoleto, viralizou. A empresa criticada resolveu contratá-los para que o canal fizesse a continuação da história com outros dois vídeos pagos, que também bombaram na internet. Desta forma a empresa se tornou a primeira patrocinadora do canal Porta dos Fundos. O caso Spoleto surpreende pela forma como a empresa aproveitou a exposição negativa que o primeiro vídeo trazia para revertê-la e rapidamente se posicionar, realizando uma ação de marketing que criou uma resposta que marcou positivamente a empresa e a fez conquistar novos clientes. O caso é um sinal positivo para as empresas que ainda não se arriscam a patrocinar produções próprias para a internet.


Cena de "Spoleto"
O novo consumidor, agora ativo em sua relação com as mídias, encontra na internet a liberdade para assumir o controle do que consome e se torna mais do que um simples consumidor, mas também um produtor de conteúdo. Novos comportamentos surgiram dessa liberdade proporcionada pela internet.  O consumidor ativo sente-se livre para expressar sua opinião no momento em que quiser e da forma que quiser. Não diferente, os membros do canal Porta dos Fundos também fazem parte desse novo perfil de consumidor, encontrando na web a liberdade criativa e de expressão que a televisão não proporciona. “Nós temos a liberdade de fazer o que quisermos e falar do assunto que queremos do jeito que a gente quer. Isso é muito libertador. Na televisão é diferente. Quer queira ou não, você está à mercê da aprovação de muita gente”, diz Fábio Porchat ao responder o porquê de preferir a internet do que as mídias convencionais. Assim como o novo consumidor, que encontra na internet um amplo espaço para criticar aquilo que consome, o Canal Porta dos Fundos também faz suas críticas públicas a determinadas marcas, algo impensável de ser feito na televisão. Empresas como a TIM, Net e Coca-Cola já foram “vítimas” do humor irônico do canal. Fábio Porchat é o protagonista destes vídeos. “Na verdade, são as empresas que eu uso. Eu falo que é um guia de experiências. Eu falo sobre o que acontece comigo e o que eu acabo descobrindo é que acontece com todo mundo.” O público que consome as mesmas marcas se identifica com os vídeos e os compartilha pelas redes sociais.
Os padrões de humor impostos pela televisão estão sendo superados pela liberdade encontrada na internet. Aos olhos do consumidor ativo, esse novo estilo de humor presente na “novíssima TV” representa os seus anseios por maior liberdade criativa e de expressão. A internet é um terreno fértil para produções como o canal Porta dos Fundos despontarem e cada vez mais atrair a parcela do público já cansada da desgastada fórmula de humor produzida para a TV. Essa parcela cresce a cada dia e caberá a estes entusiastas do humor para internet atendê-la.


                    

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