Fundado em agosto de 2012 e já
contabilizando mais de 210 milhões de visualizações, o canal do youtube Porta
dos Fundos se destaca na internet. Fundado da parceria entre o site de humor
Kibeloco e a produtora Fondo Filmes, o canal conta com novos tatentos do humor
brasileiro, como Fábio Porchat, Gregório Duduvier e Antônio Tabet, mente por
trás do site Kibeloco. Seus vídeos de comédia, em formato de esquetes
humorísticas, fazem sucesso entre o público jovem, já cansado do velho estilo
de humor presente na televisão. O canal também faz sucesso entre a crítica e vêm
recebendo diversos elogios, tendo se tornado o primeiro canal online a vencer o
prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), concorrendo na
categoria de TV, como melhor programa de humor. Este é um fato inédito no
Brasil que demonstra como os canais do youtube podem estar se tornando a
“novíssima TV”.
Em entrevista à revista Época, Fábio
Porchat, sócio fundador do canal e comediante multimedial, com trabalhos também
para a televisão, cinema e teatro, refuta a possibilidade do canal Porta dos
Fundos migrar para a TV: “Todos os sócios vieram da televisão. Nós não estamos
usando o Porta dos Fundos como trampolim para ir para a televisão. Ao
contrário, nós viemos da TV. A gente vem da TV para ficar na internet.” E reafirma a vontade de permanecer na
internet: “A gente quer ficar na internet e acho que é a decisão certa, porque
nós ganhamos ano passado o prêmio APCA de melhor programa de humor da TV e a
gente está na internet.”
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Fábio Porchat, roteirista e ator do Porta dos Fundos |
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Cena de "Spoleto" |
O novo consumidor, agora ativo em sua
relação com as mídias, encontra na internet a liberdade para assumir o controle
do que consome e se torna mais do que um simples consumidor, mas também um
produtor de conteúdo. Novos comportamentos surgiram dessa liberdade
proporcionada pela internet. O
consumidor ativo sente-se livre para expressar sua opinião no momento em que
quiser e da forma que quiser. Não diferente, os membros do canal Porta dos
Fundos também fazem parte desse novo perfil de consumidor, encontrando na web a
liberdade criativa e de expressão que a televisão não proporciona. “Nós temos a
liberdade de fazer o que quisermos e falar do assunto que queremos do jeito que
a gente quer. Isso é muito libertador. Na televisão é diferente. Quer queira ou
não, você está à mercê da aprovação de muita gente”, diz Fábio Porchat ao
responder o porquê de preferir a internet do que as mídias convencionais. Assim
como o novo consumidor, que encontra na internet um amplo espaço para criticar
aquilo que consome, o Canal Porta dos Fundos também faz suas críticas públicas
a determinadas marcas, algo impensável de ser feito na televisão. Empresas como
a TIM, Net e Coca-Cola já foram “vítimas” do humor irônico do canal. Fábio
Porchat é o protagonista destes vídeos. “Na verdade, são as empresas que eu
uso. Eu falo que é um guia de experiências. Eu falo sobre o que acontece comigo
e o que eu acabo descobrindo é que acontece com todo mundo.” O público que
consome as mesmas marcas se identifica com os vídeos e os compartilha pelas
redes sociais.
Os padrões de humor impostos pela
televisão estão sendo superados pela liberdade encontrada na internet. Aos
olhos do consumidor ativo, esse novo estilo de humor presente na “novíssima TV”
representa os seus anseios por maior liberdade criativa e de expressão. A
internet é um terreno fértil para produções como o canal Porta dos Fundos
despontarem e cada vez mais atrair a parcela do público já cansada da
desgastada fórmula de humor produzida para a TV. Essa parcela cresce a cada dia
e caberá a estes entusiastas do humor para internet atendê-la.
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